Como funciona o sensor crepuscular?


HB20, Polo, Virtus, Corolla, Civic, o que esses carros tem em comum? Todos eles tem como ser equipado com o sensor crepuscular, ou como é conhecido acendimento automático dos faróis, e nesse artigo entenderemos como ele realmente funciona.

Bom, o sensor crepuscular nada mais é do que um sensor que identifica a luminosidade externa em que o carro está no momento, e liga as luzes externas de forma automática. É muito útil em cidades que tem túneis escuros, pois os faróis ligam automaticamente.

Entendo um pouco melhor como o sensor funciona, ele é um sistema óptico, que trabalha com dois sensores de luminosidade. Ao variar a luminosidade sobre o sensor ele varia sua resistência para mais ou menos, acionando o circuito que comanda o acendimento dos faróis.

Quando a luminosidade sobre o sensor atinge um valor abaixo 2800lux, a central de comando do carro identifica como um local escuro e aciona os faróis e luzes de posição. Quando a luminosidade atinge um valor acima de 4500lux, o sistema considera como um lugar claro e desliga os faróis.

E claro que para os faróis automáticos funcionarem o comando dos faróis precisa estar em "Auto". É um item de conforto que está começando a chegar em carros mais "baratos", mas geralmente é vendido apenas nas versões topo de linha dos veículos, o que o torna raro, infelizmente.

Fonte: Como Funciona
Como funciona o sensor crepuscular? Como funciona o sensor crepuscular? Reviewed by Unknown on 20:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.